AQUI VOCÊ VAI CONHECER O OUTRO LADO DA MOEDA! NÃO PERCA TEMPO! NAVEGUE !!

oferta

Que tipo de oferta você  tem dando a DEUS ?

 

A Oferta no Novo Testamento

A maior oferta que DEUS recebeu foi a oferta das nossas vidas (gentios), pelo REAL SUMO SACERDOTE, JESUS CRISTO. (Rm. 15.16)

 

WWW.ITABLOGNCOISAS.COM

Aqui você conhecerá o outro lado da moeda! 

OFERTA

Para iniciar nosso bate papo, e criar o desejo de ler esse artigo, quero esclarecer alguns detalhes importantes, para que você tenha uma ideia do que vai ser escrito ao longo deste estudo. O que a Bíblia nos revela no VELHO TESTAMENTO referente a oferta. Existem três tipos de OFERTAS que poderiam ser usadas para construções e reparos dos templos.

A oferta alçada: é aquela oferta ou esforço extra, para uma necessidade de momento (Êx 25. 2-8), a oferta voluntária: o nome já diz a sua natureza(Êx 36.3) e a oferta de resgate pela alma: ciclo de ouro e prata, sendo que a oferta de resgate pela alma era o mesmo valor para o rico e para o pobreque poderia ser usado também na manutenção da congregação (templo) ( ÊX 30.11-16).

OBSERVE que não vemos a palavra DÍZIMO, porque? Quem determinou a dar essas ofertas, para tal finalidade, foi o próprio DEUS e não o homem. Então, porque hoje nos nossos dias, em que vivemos no NOVO TESTAMENTO os homens de Deus pedem o dízimo para CONSTRUÇÃO e MANUTENÇÃO do templo? Não vemos uma citação, passagem ou um versículo se quer de ordenança de Deus a dar o dízimo para construção e manutenção do templo.

O próprio Deus no Velho Testamento não pedia o DÍZIMO para tais fins! Sendo assim começamos a entender que o dízimo não era dinheiro e sim alimentos, conforme está escrito em Malaquias 3. 10 .

“Trazei todo o DÍZIMO  à casa do tesouro, para  que haja MANTIMENTO na minha casa…”(Mal 3.10)

“Roubará o homem a Deus? toda via vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos DÍZIMOS  e  nas OFERTAS ALÇADAS” ( Mal 3. 8). São duas coisas diferente uma da outra.

A Bíblia fala no Velho Testamento de outras ofertas como: de animais, aves e manjares etc.. em sacrifício para Deus.

A Bíblia já falava no Velho Testamento das contribuições voluntárias, “dinheiro” (ciclo de ouro e prata), para Construções dos templos e confirma a contribuições voluntária no Novo Testamento ( II Co 9.7), além da ORDENANÇA do Apóstolo Paulo (II Co 16. 1-4), para se fazer tudo, principalmente para os cristãos necessitados das igrejas. Aonde estar a palavra dízimo ou oferta até aqui??????? Lei com atenção as referências!

A PALAVRA DINHEIRO

Nos tempos antigos, antes da fabricação da moeda o ouro e a prata eram pesados para os pagamentos. Não se encontra na Bíblia alguma prova  de ser usado dinheiro cunhado, antes do tempo de Esdras.

“Tendo Abraão ouvido isso a Efrom, pesou-lhe a prata, de que lhe falara diante dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores”(Gn 23.16).

Outras passagens (Gn 20.16) , (Gn 47.13 -26) , (Êx 30.13 ; 38.26), ( I Sm  9. 7,8) e (Ne 10.32) confira por favor e tire sua dúvida!!

Veremos abaixo todos esses detalhes mencionados:

Falar sobre OFERTA e DÍZIMO hoje, com todo respeito é falar de TERRORISMOS, mas por quê? Rsrsrsrs me desculpe pelas rizadas, mas acaba sendo cômica, essa situação de oferta e dízimo, para nós gentios hoje. Não temos mais levitas e sacerdotes no Novo Testamento. Você já leu?

Todos nós somos hoje sacerdotes reais!!! Glória Deus !! Não temos mais o homem como mediador entre Deus e você, mas sim JESUS CRISTO. Para lhe lembrar: se na sua igreja ainda tiver LEVITAS e SACERDOTES, Jesus morreu em vão!!! Deus ordenou que desse o dízimo (alimentos Nm 18.31  ; Dt 14. 23,24,29 ) e quando não podia levar o dízimo vendia por dinheiro da época como já foi lido acima ( Dt 14.25,26 ) para os levitas e não para os sacerdotes. 

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”. (I Pedro 2.9-10). Outras referências (Ap 1.6 ; 5.10). 

Terrorismo porque? Se você não pode dar os 10% de dízimo, oferta, participar de campanhas e votos, você será amaldiçoado pela liderança, porque você roubará a Deus, baseando sempre no Velho Testamento é claro, mas você já leu até aqui o suficiente para não ser enganado por LOBOS.

No entanto, no Novo Testamento não temos nenhuma ordenança aos gentios de Jesus Cristo ou dos seus discípulos a dar o dízimo e muito menos oferta. Muitos até pregam que perderão a SALVAÇÃO, caso não deem o dízimo!!! Isso é inacreditável, um absurdo e o mais triste é quando você ouve de grandes “homens de Deus”. Você contribui sim, para obra de Deus com as suas CONTRIBUIÇÕES VOLUNTÁRIAS, O QUANTO VOCÊ QUISER DAR

Dizem que a sua fé é pouca, o devorador entrará na sua casa, você não prosperará, Vai dar tudo errado, que Deus merece muito mais, o que Deus fez por você. Isso tudo é uma tortura, você não acha? No Novo Testamento, Jesus ou seus discípulos falam sobre essas torturas? Ou citam o livro de Malaquias 3.8-11? Apóstolo Paulo, que pregou o evangelho para os gentios chamou os cristãos de ladrões? Você ainda vive na LEI ou na GRAÇA?

A teologia da prosperidade tem levado líderes a um caminho diferente, a qual a Bíblia não ensina.

Veremos o primeiro vídeo sobre a VERDADEIRA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, pelo pastor Silas Malafaia, alguns anos atrás, quando a soberba ainda não tinha entrado no seu coração. Homem de grande conhecimento teológico, conceituado dentro do cristianismo, crítico, político e polêmico em alguns assuntos que não é de interesse  da igreja de Deus.

Não se espante, caso você não veja mais os vídeos, porque os mesmos deverão tirá-los do Youtube.

Caso saia do ar, aqui estar o caminho:

http://youtu.be/eeqoZ10WxHw

<iframe width=”420″ height=”315″ src=”//www.youtube.com/embed/eeqoZ10WxHw” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>.

Sendo que hoje, o mesmo cai em CONTRADIÇÃO, e se CORROMPE pela SÍNDROME DA SOBERBA: PODER, STATUS E DINHEIRO, conforme mostra o segundo  vídeo, logo abaixo. 

Podemos acreditar neste homem ??

Meus queridos irmãos e amigos simpatizantes do evangelho de Jesus Cristo deixo claro que não estou falando do que a igreja tem ou vai ter com as suas contribuições (Novo Testamento), mas sim a forma, que as igrejas hoje estão tirando dinheiro do povo cristão, uma forma totalmente errada e forçada sem amparo Bíblico, do Velho Testamento e Novo Testamento.

A sua FÉ em Jesus Cristo não tem preço! Ele vai te libertar, curar, abençoar, vai lhe dar paz, vai salvar você e sua família de graça sem cobrar um real. Ele não te cobrou nada para morrer na cruz em seu lugar. Se a SALVAÇÃO que é uma prioridade no cristianismo  é de graça, imagine o restante!

Em  (Mateus 10.1) nos diz assim: “….deu-lhe Jesus AUTORIDADE sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doença e enfermidades”

“Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônio; de GRAÇA RECEBESTE, DE GRAÇA DAI”( Mt 10.8).

Se você está PAGANDO POR ESSES SERVIÇOS, desculpa lhe dizer estão te roubando, ou seja, estão vendendo a Palavra de DEUS. A sua contribuição deverá ser para ajudar os necessitados, para manutenção do templos e outras obras sociais e não por outra causa. 

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Rom 3.24).

Você PODE e DEVE contribuir VOLUNTARIAMENTE na obra de Deus, mas sem alienar o que Jesus fez por você, ou seja, querer pagar o que Ele fez por você, NÃO TERÁ VALOR SUFICIENTE PARA TAL ATO.

A sua contribuição sempre será referente ao AMOR a seu próximo (cristão da fé) em primeiro lugar, depois a igreja material, MESMO QUE OS LÍDERES NÃO FAÇAM tal atitudes com renda. Hoje, infelizmente o templo vale muito mais, do que os domésticos da fé, vivemos uma grande inversão de valores.  

A contribuição é o que DEUS colocar no seu coração e não o HOMEM (1 Co 16.1-3 ; 2 Co 9.5-7),(Novo Testamento). Muitos líderes estão negociando em troca de dinheiro o poder de Deus, como: a sua salvação, a unção, a cura, a libertação, a prosperidade e milagre. Atitude totalmente errada de acordo com a Bíblia no Novo Testamento e Velho Testamento.

A obra de Jesus no Novo Testamento é o seu próximo!!! Veja a passagem do bom samaritano: Lucas 10.25-37, talvez você já conheça essa passagem, mas leia por favor com muita atenção. Veja que foi colocado dois personagens de grande valor do Velho Testamento: SACERDOTE E LEVITA !!! Jesus Cristo estava dizendo nesta parábola que faltava o amor e tem que começar de cima para baixo, tem que ser o espelho do povo, não só de palavras, mas de ações. 

” Fostes comprados (NÓS-GENTIOS) por BOM PREÇO; não vos façais servos dos homens” (1 Co 7.23)

” O qual se deu a si mesmo em PREÇO DE REDENÇÃO por todos, para servir de testemunho a seu tempo ” (1 Tm 2.6).

” Havendo riscado a CÉDULA que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós cravando-a na CRUZ” ( Col 2.14).

O filho de Deus (Jesus Cristo) recebeu do Pai a autoridade plena para curar lunáticos, paralíticos, cegos e enfermos em geral, sem exceção (Mt 12.15,22; 15.30). Jesus, no Novo Testamento nunca cobrou UM CENTAVO das pessoas, pelos seus milagres e poder!! Porque hoje, você tem que pagar e pagar caro por isso? CONTRIBUA, CONFORME SEU CORAÇÃO! 

Por outro lado, Jesus também mostra sua autoridade quando deixa de curar alguns, por causa da INCREDULIDADE.  

” E NÃO FEZ ALI MUITAS MARAVILHAS, POR CAUSA DA INCREDULIDADE DELES”(Mt 13.58).

Olha que coisa linda, glória Deus!!Desde de GÊNESIS, desde do princípio Deus já nos ensinava a ofertar. É a sua  e não o seu DINHEIRO que vai lhe curar ou receber qualquer tipo de milagre na sua vida e na sua família!!!!! É  como a primeira oferta no Velho Testamento de Caim e Abel (Gn 4. 3-7) Deus não viu a quantidade ou volumemas o coração! O coração de Caim já maquinava coisas ruins para com seu irmão, seu próximo, mas o coração de Abel era de uma criança (inocência é o fruto da Santidade com DEUS). É com esse tipo de coração que Jesus nos quer hoje, leia (Mt 18.1-4). Muitos hoje estão como fariseus !! 

Na Bíblia existem vários exemplos maravilhosos de grandes homens de Deus, que tinham compromisso com DEUS, mas vou me apegar em dois apenas: Velho TestamentoProfeta Eliseu que não se deixou levar pela oferta (dinheiro e roupas) de NAAMÃ (2 Reis 5.15,16), após a cura da lepra, a Bíblia relata que Naamã insistiu (2 Reis 5.16), mas o poder Deus não estava a venda, não era negociável, como é hoje. Que pena! Hoje nós não temos homens assim!! 

Geazi, moço de Eliseu não se conteve de deixar passar as ofertas de Naamã e foi ter parte (2 Reis 5.20). O profeta Eliseu disse: “Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.” (2 Reis 5.27). Esse é uns dos castigos para aqueles que negociam o poder de Deus. Serve para o Velho Testamento e Novo Testamento.

Novo Testamento: Apóstolo Pedro que repreendeu a Simão (o mágico) que queria comprar o poder de Deus (Atos 8.16-24)  Pedro disse: “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro”. 

“Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é RETO  diante de DEUS“.( Atos 8.21).

Hoje vemos homens dizendo que são de Deus, negociando o poder de Deus, como se fosse uma mercadoria !! Que tristeza !!! Olha só esse vídeo!

Teologia da prosperidade: Pastor Silas Malafaia afirma: certas bençãos são possíveis com dízimo e oferta. Quais foram os textos e contextos do Novo Testamento mencionados por ele, para fazer tal afirmação? 

DEUS NÃO ESTAR PREOCUPADO COM OS SEUS BENS QUE VOCÊ POSSUI ou vai POSSUIR, (A Palavra de Deus é oposta aos pregadores de hoje), MAS UMA VIDA SANTIFICADA, SEPARADA PARA ELE, COM AMOR: Leia esse contexto em Lucas 12.13-21, sobre “A parábola do rico insensato” 

E disse-lhe: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza (apego ao dinheiro), porque a VIDA de Qualquer NÃO consiste na ABUNDÂNCIA do que POSSUI.” (Lc 12. 15).

Hoje, para muitos ser próspero é ter alguns bens materiais! Caso contrário alguma coisa estar errado na sua vida espiritual!!

Vamos ver o que a Bíblia continua dizendo no NT em (Lc 12.19-21).

“E direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga” (Lc 12.19)

“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será”?(  Lc 12.20).

“Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus (riquezas espirituais).” (Lc 12.21).

Hoje os líderes evangélicos estão fazendo o que a igreja Católica fazia no passado cobrando indulgências das pessoas, para salvaçãopara serem curadas das suas enfermidades, pela libertação de um parente, por milagres, negociando por dinheiro a unção para vida financeira melhorar e outros tipos de problemas, sendo que de uma forma mais moderna é claro, sem que você perceba! Provocando a sua  e lhe chamando de LADRÃO!!!

Hoje você PAGA para RECEBER ALGO  de DEUS!! A Bíblia no Novo Testamento nos orienta assim?? Jesus cobrou algo do povo, após a cura, libertação?? Jesus, quando curou o leproso (Mt 8.1-4), apenas mandou a presentar-se ao sacerdote para oferecer a oferta pela cura,(ave)( não dinheiro) como foi determinado por Moisés na Lei, é mais um motivo que JESUS estava cumprindo a Lei. O Novo Testamento só teria valor, após a sua morte.   

Em 1517, LUTERO um grande homem criticou essas atitudes errôneas da igreja católica.

* Tese 21 – Estão errados os que pregam as indulgências e afirmam ao próximo que ele será liberto e salvo de todo castigo dos pecados cometidos mediante indulgência do papa. Hoje usam uma técnica mais moderna !!! Sem que você perceba!!

Veja só esses vídeos sobre oferta eles levam você a dar tudo que tem, que vergonha!! Usam o nome de Deus e Jesus Cristo, fugindo totalmente o que diz a Bíblia!! Negociam o poder e o milagre de Deus que é de graça !! A culpa também é do povo que só pensa em prosperidade financeira e mais nada.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32).

Veja o desespero de um cadeirante para ser curado e valor que vai pagar. Isso é correto??

A FÉ está no dinheiro ou em Jesus?? Jesus cobrou quanto para realizar aqueles milagres no Novo Testamento?? As pessoas não querem ler a Bíblia !!! Preferem ser guiadas por qualquer palavras!! Não querem perguntar na Escola Dominical !!

 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” ( João 8.32)

Falaremos de diversos conteúdos: 

A Oferta no Velho Testamento

Tipos de Ofertas

A Oferta no Novo Testamento

 

A Oferta no Velho Testamento

Falaremos sobre diversas ofertas, as quais serão mencionadas abaixo. Começaremos analisar no Velho Testamento, a OFERTA  em DINHEIRO, colocado na arca do tesouro, na porta do templo, voluntariamente (Não é dízimo) (2 Reis 12.9), neste caso, para manutenção do templo especificamente. (2 Cr. 24.9,10). O Rei, Joás queria a oferta de Judá (2 Cr. 24.6). Então foi determinado dar a oferta o resgate da alma.

Vamos especificar esta oferta em dinheiro, que Moisés recebeu de Deus, “O resgate da alma” e determinou ao povo de Israel: (Êx. 30.11-16).

-Após a soma ou contagem dos filhos de Israel, cada um dará ao Senhor o resgate pela sua alma, para que não haja praga alguma (Êx. 30.12,13) esse processo significa: arrolamento;

-Qualquer que entrar no arrolamento de vinte anos para cima dará uma oferta ao Senhor (Êx. 30.14).

-O rico Não aumentará, e o pobre não diminuirá da metade do siclo, quando derem a oferta ao Senhor (Êx. 30.15). Nesta ofertavalor da alma é igual para todos, ninguém vale mais do que o outro, mesmo tendo mais do que o outro.

Portanto essa oferta em dinheiro seria o mesmo valor para todos, POBRES e RICOS, existe um propósito de Deus, não é só dar o dinheiro (Êx 30.15).

Se a igreja cobra a oferta baseada também nesta passagem, isso não acontece hoje. Cada um dar a sua oferta o que quer, sem nenhum propósito para Deus, ou seja, foge totalmente o seu objetivo. Mesmo que esse dinheiro fosse usado para manutenção do templo, antes ele tinha uma finalidade ou um propósito para Deus e o povo de Israel.

Não é apenas tirar UM REAL ou DOIS REAIS e colocar dentro de uma sacolinha, como é feito hoje pelas igrejas e dizer que estamos ofertando a Deus com “Uma oferta de amor”” Uma oferta evangelística” ou Uma oferta de sacrifício”. Se você dar oferta, que tipo de oferta você tem oferecido para Deus?Se você contribui é segundo seu coração sem nenhum vínculo! Não sei ainda e estou tentado descobrir  o tipo de oferta que é cobrado pelas igrejas hoje, de acordo com a relação de ofertas que veremos abaixo do Velho Testamento e com seus objetivos

-E tomarás o dinheiro das expiações (perdão dos pecados) dos filhos de Israel e o darás ao serviço da tenda da congregação; (Êx. 30.11-16). Hoje a oferta que damos é por causa dos perdões dos nossos pecados? QUAL SERIA O MOTIVO DE DAR OFERTA HOJE ? Poderia até usar o dinheiro para o serviço da congregação, mas antes tinha seu propósito com Deus e povo de Israel e não com os GENTIOS ( nós hoje).

Mas o dinheiro de sacrifício por delitos, e o dinheiro por sacrifício de pecados, que fazia parte do ritual, não trazia à casa do Senhor; porém era para os sacerdotes. (2 Reis 12.16)

Será que hoje, NÓS estamos enquadrados nesta especificação acima, para nos cobrarem a oferta em dinheiro? Essa OFERTA tinha um valor específico que Deus determinou, não era qualquer valor, você sabia?? Onde estamos enquadrados pela Palavra de Deus, no Novo Testamento a dar qualquer tipo de oferta, se Jesus foi a última OFERTA .  

Uma grande observação:

Quando se fala em DINHEIRO,(SICLO DE PRATA OU OURO) no Velho Testamento, do povo de Israel para o templo será “segundo a sua avaliação ( e não a do homem), e VOLUNTARIAMENTE para a casa do Senhor ( 2 Reis 12. 4)”. O Velho Testamento, quando se cobrava do povo de Israel o DINHEIRO, para Obra de Deus, já era um ato voluntário, imagino no Novo Testamento! 

OLHA QUE INTERESSANTE!

Hoje as igrejas cobram o DÍZIMO também, alegando que foi uma ordenança de Deus,  para utilizar a onde? No Velho Testamento, a Bíblia não dar nenhum amparo para gastar em templos! O dízimo  foi somente para os Levitas, no Velho Testamento, não esqueça! Ok! (Hb 7.5). 

Faço-lhe uma pergunta? 

Porque no reinado de Joás ( 2 reis 12. 12-14), no Velho Testamento, ele não cobrou os DÍZIMOS do povo de Israel, para a manutenção do templo? Hoje o motivo apresentado pelas igrejas é a manutenção do templo (obra de Deus), por isso  cobram o dízimo, a oferta, campanhas e votos. Se for possível leia todo o capítulo.

Será que O Rei de Judá, Joás não sabia desta ordenança do dízimo? Será que o sacerdote Joiada, também não sabia desta ordenança do dízimo? Porque ninguém o avisou desta ordenança? 

Será que só NÓS (GENTIOS) sabemos que foi uma ordenança de Deus dar o dízimo, para manutenção da Obra de Deus (TEMPLO). HOJE, 99% DOS RECURSOS RECEBIDO DOS MEMBROS SEJA LÁ DE QUE FORMA  É PARA USO EXCLUSIVO DO TEMPLO MATERIAL.

Precisamos rever esses conceitos de DÍZIMO e OFERTA. 

 OFERTA
 CONTRIBUIÇÕES (N.T. voluntária: 1 Co 16. 1-3), são assuntos deferentes uns do outro! Você não acha?

Tipos de Ofertas

E, falando pela Palavra de Deus, semelhantemente aos dízimos, não é lícito os dirigentes das igrejas denominacionais receberem ofertas dos seus fieis hoje. Se for para cobrarem estamos enquadrados em que tipo de oferta abaixo???

1) Holocausto, o animal era completamente queimado no altar Levíticos ((Lv. 1.1-17 ; 6. 8-13).

2) Oferta de manjares, isto é, de cereais (Lv 2.1-16 ;  6.14-23).

3) Oferta pelo sacrifício pacífico ou de paz (Lv 3.1-17; 7.11-21). Que se dividia em três tipos: Gratidão a Deusvoto ou promessa e a voluntária

4) Oferta pelo pecado, isto é, para tirar pecados (Lv. 4.1-5,13 ; 6.24-30).

5) Oferta pela culpa, isto é, para tirar a culpa (Lv. 5.1-17; 6.7 ; 7.1-7).

6)  Oferta pelos erros dos sacerdotes (Lv. 4.1)

7) Oferta pelos erros do povo (Lv. 4.13).

8) Oferta pelos erros dos príncipes (Lv. 4.22)

9) Oferta pelos erros de qualquer pessoa (Lv. 4.27).

10) Oferta pelos pecados ocultos (Lv. 5.1).

11) Oferta pelos pecados de ignorância (Liv. 5.17)

12) Oferta pelos pecados voluntários (Lv. 6.1).

13) Oferta pela consagração dos sacerdotes (Lv. 6.19).

14) Oferta de bebidas e grãos (Ez. 45.17) pelos pecados.

15) Oferta pelo resgate das almas (Êx. 30.11-16) Foi detalhado acima, logo no início, referente ao DINHEIRO.( Manutenção e  construção do templo determinado por Deus)

16) Oferta alçada (Êx. 25.2-8) Oferta alçada é aquela oferta ou esforço extra, para uma necessidade de momento ( Manutenção e  construção do templo determinado por Deus).

17) Oferta voluntária (Êx. 36.3) “…e ainda eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária”. (Manutenção e  construção do templo determinado por Deus)

18) Oferta de libação em que se derramava vinho (Lv 23.13).

NOTA IMPORTANTE:

Não podemos esquecer, se vamos ofertar a DEUS, como foi dito acima, devemos cumprir todos os rituais, alimentos e os sacrifícios de animais, conforme a Bíblia diz em Levítico e outras referências. Caso contrário a sua oferta não servirá para nada! Realmente nada! Apenas para somar nos bolsos dos egoístas, que só pensam neles.   

Jesus Cristo foi à última OFERTA oferecida para Deus, pelos nossos pecados ( 2 Tm 4.6).

“Todos aqueles, pois, que são das obras da LEI estão debaixo da maldição: porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da Lei, para fazê-las”  (Gl  3.10-13). Por favor leia esses versículos !!

Que tipo de oferta estamos dando hoje, de acordo o que lemos acima? Qual o propósito das nossas ofertas hoje para Deus? Será que é pelos nossos pecados ainda? Então Jesus morreu em vão? Será que Deus tem recebido essas ofertas? Não esqueça a última oferta foi Jesus Cristo!!! 

E somente os filhos de Levi, recebiam o dízimo, e a oferta alçada, porque não possuíam parte, nem herança na terra prometida (Nm 18.20-28), e pelos necessitados que também se beneficiavam dos dízimos, por isso, Jesus exaltou o ato de fé daquela pobre viúva, que ofertou o seu sustento, doando parte do que havia recebido para a sua manutenção cotidiana. 



(Números 18,1-32) Leia todo esse capítulo, você vai entender melhor sobre DÍZIMO E OFERTA.

A Oferta no Novo Testamento 

Não podemos esquecer que Jesus Cristo viveu no Velho Testamento, Ele cumpriu a LEI ( Mt 5.17-19). Por isso Ele fala de dízimo (alimento) em (Mt 23.23), a  oferta da viúva em Mc 12.41). Ele não podia descumprir a lei, caso contrário o mataria mais rápido, sendo assim, não concluiria seu ministério na terra.

As características dos verdadeiros discípulos para pregar a Palavra de Deus.

– “….De graça recebestes, de graças dai ” (Mt 10.8)

– Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos”.(Mt 10.9 )

– Nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão; porque  digno é o trabalhador do seu alimento” (Mt 10.10). 

Iniciaremos com essa passagem que deixa bem claro que DEUS não queria mais sacrifício e oferta etc.. (fim da Lei). E porque você ainda dar oferta rsrsrsrs?

“Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram os quais se oferecem segundo a LEI” (Hb 10.8). Qual é a sua dúvida?

O sacrifício que DEUS quer hoje!!

“Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de LOUVOR, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13.15). 

Jesus deixou bem claro, que não veio destruir a lei ou os profetas: “não vim ab-rogar (significa anular), mas cumprir” (Mt. 5.7,18). Mas por quê ? O Livro de (Zc 13.7) apontava para Jesus, (a palavra “O pastor” estar no singular), agora sim, entendemos o porquê Jesus falou que não anularia a lei e os profetas, glória a Deus!

Jesus confirma a palavra de Zacarias em (Mt 26.31). Então, se Jesus cumpriu, você também terá que cumprir a lei hoje? Claro quer não! Jesus não usa a 1ª pessoa do plural (nós), e sim o sujeito oculto (eu).

Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos: fere o Pastor (Jesus), e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.” (Zc. 13.7).

Nós não fomos incluídos nesta missão, para cumprir a lei, e nem podemos criar DOUTRINA usando essa especulação que não existe no N.T. Só ele, somente ele, Jesus Cristo e mais ninguém poderia cumprir toda a lei. Portanto a oferta, são indevidas. Temos a gora a palavra contribuições e não oferta. 

A Bíblia diz em Gl. 5.4 “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da GRAÇA tendes caído.”. Qual é a sua dúvida ainda?

Jesus mostra aos judeus a parte oculta da lei que é o AMOR AO PRÓXIMO, e também para que você e eu estivéssemos o direito da SALVAÇÃO ETERNA (Gl. 3.10-14). Ele, Jesus foi o último sacrifício a Deus, a última oferta feito no Velho Testamento, para cumprir o que foi dito pelos profetas, no Velho Testamento. 

Detalhe muito importante!

Veremos abaixo exemplos que Jesus estava cumprindo a Lei, porém com muito mais profundidade espiritual e AMOR ao ser humano.

Jesus curou o leproso (Mt 8.1-4) e depois o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou no livro (Lev  14.16,30,32) , segundo a LEI, por que Jesus estava cumprindo a lei. E hoje, alguém oferece ao sacerdote alguma oferta, após a graça da libertação e das enfermidades? NÃO. Porque não estamos mais sobre a LEI, não temos mais sacerdotes. É muito fácil entender! O que nos falta é coragem para admitir a verdade!

Mas, os sacrifícios do A.T. eram provisórios (Hebreus 10,4) e apontavam para o Cordeiro de Deus (João 1.29 e Hebreus 9.9-15), cujo sangue, pela sua morte na cruz, nos limpa de todo pecado (I João 1.7).

Só após a morte de Jesus, iniciaria o Novo Testamento, mas ele vivia no Velho Testamento, CUMPRINDO A LEI, por ser Judeu e da tribo de Judá. 

Em (Mt. 5.17-24) Jesus viveu e cumpriu a lei, com isso mostrava ao povo judeus de Jerusalém e seus discípulos, o que estava na lei, sendo com uma maior profundidade na ação, por exemplo:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo” (Mt. 5.21).

Jesus vai muito mais além e diz: Qualquer sem motivo se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo… (Mt. 5.22).

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, Jesus vai mais além do profundo e diz: e aí te lembrastes de que teu irmão tem alguma coisa contra ti” “Deixa ali diante do altar a oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão”. (Mt. 5.23-24) 

(Mt. 27.6) As moedas de prata que Judas jogou no chão, pela traição de Jesus, os SACERDOTES pegaram para ofertar.

(Mc. 12.41), (Mc. 12.43) e (Lc. 21.1) Jesus no templo observava a maneira como as pessoas ofertavam. Aqui Ele não determina nenhuma ordenança e sim OBSERVAVA, diz a palavra.

(Rm. 15.16) Apóstolo Paulo se referia à oferta (física) dos não judeus, os GENTIOS para DEUS.

(Hb. 10.8) sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram os quais se oferecem segundo a LEI.

Concluímos que no N.T, JESUS e nem seus Apóstolos, não determinaram ao povo que ofereça ofertas a DEUS, ou  outra coisa qualquer. Vemos apenas CONTRIBUIÇÕES, COLETAS (1 Co 16 1-4; 2 Co 8.1-24; 9.1-14). Porque Jesus foi a última oferta !!

Em Mateus 5.17-24, Jesus fala de oferta para o povo Judeu e seus discípulos, e detalha um pouco mais com sabedoria o que diz a lei. Exemplo bem claro: (João 8.3- 11).

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério”

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro que tire pedra contar ela.”

Ele não disse, para não atirarem a pedra, assim é a mesma coisa da oferta, ele não disse para não dar a ofertar, que dê, mas conserta com seu irmão primeiro. Caso dissesse NÃO, ele não cumpriria a lei. Jesus era observado por muitos e ele não poderia deixar de cumprir a lei. Jesus tentou a mostrar aos judeus, o amor ao próximo,  e a forma de dar algo para Deus, coisas que a lei tinha dificuldade de transmitir ao povo.

Ainda que os esclarecimentos sejam bem detalhados, sabemos que haverá apologia sustentada na oferta da viúva pobre (Lc 21.1-4) Segundo a LEI, a viúva deveria ser sustentada pelos dízimos e ali ela estava dando. …e também uma pobre viúva que lançava ali duas pequenas moedas; então, disse Jesus: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos estes, porque todos aqueles deram como ofertas para Deus o que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento que tinha.

A Bíblia relata claramente que foi apenas uma OBSERVAÇÃO de Jesus, e não uma ORDENANÇA PARA FAZER, mas para mostrar aos discípulos o tipo de sentimento das pessoas que dão algo a DEUS, e não um mandamento para se cumprir por todos. Exemplo claro desta proporção foi Caim e Abel.

Note também, que no início deste tópico, Jesus observava os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro, mas as sobras, enquanto que a pobre viúva lançou ali, o seu sustento, a qual deveria ser sustentadas com os dízimos.

NOTA IMPORTANTE:

Jesus estava mais preocupado com a atitude do coração da ofertante do que com o conteúdo, e vê o desprendimento, a entrega, não se preocupando com a quantidade ou o valor da oferta, mas, na atitude e no coração da ofertante para com Deus.

Vemos a relação entre dois pontos de vista o MUITO e o POUCONa visão humana, observa-se a oferta e compara-lhe o valor, a soma, a quantia, o que se pode fazer com o dinheiro investindo na obra de Deus, assim, quanto mais se tem, mais se pode fazer. ISSO É INCRÍVEL!! É VERDADE !!!

O olhar divino é diferente, ele observa a ofertante, não a oferta, observa o coração VOLUNTÁRIO (2 Co. 8.3,14,15), ( 2 Co. 9.7), (Rm. 16.1,2), a FÉA ALEGRIAO AMOR EM PARTICIPAR, ainda que economicamente a oferta nada represente, mas tem um valor espiritual incalculável perante os olhos de Deus, e Lhe chega como aroma suave às narinas. Melhor  exemplo para entender esta AÇÃO: Primeira oferta CAIM E ABEL, porque será que Deus não recebeu a oferta de Caim, tinha um volume bem maior (hoje os pastores só conseguem ver a oferta e o dízimo que recebem indevidamente assim, como volume para investir nas coisas materiais, que pena!)GLÓRIA DEUS !!!!

As contribuições:

A igreja tem que viver e administrar com que se recolhe amparada pela Bíblia no NT que são as CONTRIBUIÇÕES ponto final. No NT não diz que devemos recolher contribuições de campanhas, votos, dízimos e ofertas. O trabalhador CRISTÃO tem que administrar o que se ganha todo mês, sem reclamar, sem criar campanhas, votos e cumprir com seus compromissos na igreja e fora da igreja e a Bíblia vai mais longe e diz  assim: “contentai com os vossos soldos”( Lc 3.14), “nem só de pão viverá o homem”( Mt 4.4). Qualquer prática ou doutrina que venha contraditar as escrituras, é adulterar a Palavra do Senhor, é outro evangelho é anátema.   

Hoje vivemos o tempo da graça do Senhor Jesus e qualquer esforço para voltar à lei de Moisés, é desfazer a cruz é anular o sacrifício do Cordeiro de Deus Jesus Cristo e reconstruir o muro da separação, por Ele derrubado (Efésios 2.13-15).

Meus queridos irmãos, vamos acorda! Vamos estudar a Bíblia! Vamos parar de dizer amém em tudo!  

Participe! Tire suas dúvidas ou deixe seu comentário na rede social Witter face book

Escritor: Luiz Carlos (Admin.)

oferta, oferta, oferta, oferta, oferta,oferta,oferta,oferta.oferta.oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta.oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta, oferta, oferta,oferta,oferta,oferta, oferta,oferta, oferta,oferta.oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta,oferta


Be Sociable, Share!

After trying a free SEOPRessor my site's traffic has increased.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 Responses to “A Oferta no Novo Testamento”

  • Hi there, I found your site via Google even as looking for

    a comparable matter, your web site came up, it looks

    good. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just become aware of your blog via Google,

    and found that it is really informative. I’m going to watch out for brussels.

    I will be grateful should you proceed this in future.

    A lot of other folks will likely be benefited out of your writing.

    Cheers!

  • Thanks-a-mundo for the post.Really looking forward to read more. Really Great.

  • This is definitely attention-grabbing, You are a extremely professional tumblr. We’ve signed up with ones give and appearance onward to on the lookout for much more of your own excellent submit. On top of that, We’ve distributed your internet site in my social networking sites

    • FELIZ 2014!!!!
      Olá! Obrigado pela sua participação!!Obrigado pelo carinho!!
      Obrigado por ser útil!! Navegue a vontade!!Me desculpe por ser um pouco longo os artigos!
      Divulgue esse projeto para seus amigos, parentes e redes sociais, seja um participante ativo. Faça sua votação. Ele foi construído para você!! Aproveita os e-books gratuitos!
      Que Deus possa lhe abençoar cada dia!
      Atenciosamente
      Adm

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.