AQUI VOCÊ VAI CONHECER O OUTRO LADO DA MOEDA! NÃO PERCA TEMPO! NAVEGUE !!

Image Hosted by ImageShack.us

Você vive na Graça ou na Lei ?

 

Vivemos na GRAÇA ou na LEI?

JESUS foi o único que cumpriu a LEI, para que todos tivessem a SALVAÇÃO ETERNA, e vivessem na GRAÇA.

WWW.ITABLOGNCOISAS.COM

Aqui você vai conhecer o outro lado da moeda!

 

Devemos aprender ler a Palavra de DEUS

Como ler as citações Bíblicas:

Titulo: É o nome do livro abreviado – exemplo: Mateus- Mt.

Ponto ou dois Pontos: Separa capítulo de versículo – exemplo: Hb. 5.4 ou Hb. 5:4

Vírgula: Separa os versículos – exemplo: Hb. 5.4,7

O traço: É a leitura de todos os versículos do nº 1 até o nº 4 – exemplo: Hb. 5.1-4

O traço e vírgula: É a leitura de todos os versículos do nº 1 até o nº 4 mais o 17-exemplo: Hb. 5.1-4,17

Ponto e vírgula: Separa capítulos e livros – exemplo: Hb. 5.1-4; 6.1; Gl. 3.2,5

Texto : Palavras citadas para demonstrar alguma coisa. Exemplo: um versículo

O contexto nos dar muitas dicas para compreender. Se estivermos fora do contexto podemos perder o rumo da nossa prosa.

Contexto: O que constitui o texto no seu todo. Exemplo: um Capítulo

Nem tudo estar escrito no texto. O texto na verdade é a PONTA DO ICEBERG. Por baixo dessa superfície que é o texto, e que foi dito, há uma gama de referencias, capítulos e conhecimentos que são exigidos do leitor.

Lei e Graça 

Falaremos diversos blocos com detalhes 

A lei e o Velho Testamento

A lei e o Novo Testamento

Fim da lei

O que é a Graça?

Observações

A lei e o Velho Testamento

Quando falamos de LEI e GRAÇA, muitos acham que devemos abandonar o Velho Testamento, já mais. Não podemos fazer o mesmo que os judeus (não convertido) fazem que é desprezar o Novo Testamento, por não aceitarem ainda o Messias Jesus Cristo anunciado por Deus no VT através dos seus profetas.

No VT Deus focalizou um povo uma nação (singular) chamada Israel (Ml 4.4), por isso tem que ter o discernimento para usufruir do VT. Existem vários ângulos que podemos analisar como:  O amor de Deus, exemplos de fé, porque por ela os antigos alcançaram testemunhos (Hb 3.1-6), a vinda do Messias para toda humanidade, as formas de manifestações de Deus, os cuidados de Deus, as vitórias de Deus sobre os inimigos, suas misericórdias e seus profetas. Não podemos é querer usufruir dos rituais, estatutos, Juízos, cerimônias, guardar o sábado, os sacrifícios, as ofertas oferecidas a Deus, por vários motivos (pecados), os dízimos ordenado por Deus para os levitas (Nm 18.21-24), a lei e os Mandamentos para Israel (Ml 4.4). Não podemos é criar uma nova doutrina ou heresia.

Porque Jesus Cristo foi o Filho de Deus, o último e o único cumprir toda a lei, por nós, o último sacrifício, a última oferta viva para Deus, por nossos pecados na cruz, o último sumo sacerdote eterno, por um maior e mais perfeito tabernáculo (Templo) (Hb 9.11 ; 3.6) que não veio da tribo de Levi ( Hb 7.11-19), (Nm 3.3,5-7 ; 18.1,2). Além disso nos resgatou da MALDIÇÃO DA LEI, LEI, LEI (Gl. 3.10,11).

Vemos hoje uma mistura do VT e NT na casa de Deus, por causa dos interesses próprios (dinheiro); dizem que temos nas igrejas hoje: sacerdotes, altares, levitas, ofertas e dízimos ditas por homens com estudo em teologia e por homens de Deus. Vivemos  ou não na Lei??? Cumprimos ou não a lei?? Os líderes precisam reverem esses conceitos!! (veja a matéria sobre  dízimo neste blog). 

Ao longo deste estudo você vai aprender muitas coisas, que Deus possa abrir a sua mente e o Espírito Santo possa revelar também para você!!

Conforme foi dito acima o Velho Testamento foi o caminho traçado por Deus, através da lei e dos profetas, para Jesus Cristo (Hb 1.1-3). Deus fala com povo de Israel, através dos profetas que veria um MESSIAS. Realmente Jesus não poderia acabar com a lei e nem com os profetas, antes que tudo fosse cumprido por Ele e pelo que estava escrito na Palavra de Deus, no Velho Testamento. Porque todos nós (JUDEUS, GREGOS E GENTIOS) estávamos presos à lei que é o primeiro Testamento (V.T.). Sendo assim, o Novo Testamento (que vale muito mais que o primeiro é claro) só teria validade após  a morte de Jesus Cristo, dando-nos a liberdade da lei (Rm. 10.4 Fim da lei é Cristo).

Existem muitas passagens bíblicas, veremos algumas a baixo, confirmando esse projeto maravilhoso de Deus:

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus”.(Is 40.3), (referência também confirmada em João 1.23).

“Portanto, o mesmo SENHOR vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome EMANUEL( Is 7.14)

“Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Is 11.1-6).

“E a glória do SENHOR se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do SENHOR  que disse isso.(Is 40.1-5).

Como está escrito: Eis que eu (SENHOR DEUS) ponho em Sião (JERUSALÉM) uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo (JESUS CRISTO); e todo aquele que crer nela não será confundido.” (Is 28.16), (referência também em Rm. 9.31-33).

“Digo, pois que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;” (Rm 15.8-13).

“E outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e, naquele que se levantar para reger os GENTIOS (nós, hoje), os gentios ESPERARÃO (Este verbo estar no futuro) “ (Rm 15.8-13).

“Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará”.

“Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.”

“Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei: tropeçaram na pedra de tropeço.”

“Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro”.

Logo, a lei é contra a promessa de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei

“Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.”

“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar(Jesus).” MUITO IMPORTANTE!

“De maneira que a lei nos serviu de aio (escravo), para que pela fé fôssemos justificados.”

“Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio (escravidão).”

“Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não a macho e nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl. 3.19-28).

LEI é para o POVO DE ISRAEL (AS 12 TRIBOS) (Dt. 27.1-3,9,10) (Ml. 4.4, Êx. 3.1-10 é ref. de Ml. 4.4 quando DEUS fala com Moisés no mesmo MONTE HOREBE, sobre a lei)

LEI de DEUS é constituída de: ESTATUTOS, JUÍZOS e MANDAMENTOS, além dos MARCOS (data ou acontecimento importante) ou CERIMONIAS (Êx. 12.14,17) e (Dt. 26.17).

A tribo de LEVI (onde DEUS determinou os Sacerdotes) (Nm. 3.5-10), (Dt. 27.9)

Em (Êx 21; 22.1-31) Fala das leis

-Aquele que não cumprir a LEI será amaldiçoado (Dt  27.26 ; 28.15)

(Dt. 27.26; 28.15) (Ml. 3.9) (Gl. 3.10-12).

Agradeço a Deus pela sua fidelidade para conosco (GENTIOS) que passamos ser um povo escolhido por Deus. Que passagem linda!! Linda!! Linda!!! (Rm 15.12)

Valeu apena esperar! Glória Deus!!! Preciso cumprir a lei ou quaisquer coisas que se refere à lei? Jesus Cristo cumpriu toda a lei por nós! Ele morreu para que um Novo Testamento tivesse validade. E Deus realizou seu maior projeto para humanidade!! Somos livres! Livres da lei!!  

ATÉ HOJE PARA MUITOS JUDEUS, JESUS É A PEDRA DE ESCÂNDALO É A PEDRA DE TROPEÇO, PORQUE NÃO OUVIRAM A VOZ DE DEUS ATRAVÉS DOS PROFETAS.

ELES VIVEM AINDA PELA LEI E OS MANDAMENTOS DE MOISÉS DADO POR DEUS E ESPERAM UM GRANDE MESSIAS QUE IRÁ LIBERTÁ-LOS POLITICAMENTE E ESPIRITUALMENTE.

MAS DEUS FOI FALANDO ATRAVÉS DOS PROFETAS, CONFORME VOCÊ LEU ACIMA AS CITAÇÕES BÍBLICAS, QUE ENVIARIA UM MESSIAS, E JESUS VEIO E FEZ TUDO QUE O PAI DETERMINOU. QUEM VEIO DO TRONO PARA TERRA? JESUS OU LÍDER ESCOLHIDO COMO MOISÉS?

E VOCÊ GENTIO QUE DAR OFERTA, DÍZIMO, PARTICIPA DE CAMPANHAS E VOTOS VIVE TAMBÉM NA LEI ? VOCÊ TAMBÉM ESTAR ESPERANDO O MESSIAS???

A lei e o Novo Testamento 

Você vive na Graça ou na lei?

Nascido de mulher, nascido sob a LEI (Gl 4.4), (Mt 5.17), mas Jesus era da tribo de JUDÁ (Mt  2.4-6), por isso já mais Jesus poderia impor ao povo gentios no NT a darem o dízimo (A tribo de Judá não havia promessa de Deus para o sacerdote e nem de administrar o tabernáculo como a tribo de Levi (Nm. 3.5-10 ; Dt 27.9), e com o fim do tabernáculo não há necessidade hoje de levitas(lei) em Rm. 10.4   Fim da lei é Cristo, logo o dízimo e oferta também não existe mais) (Hb 7.11-28), mas Deus fez Jesus Cristo, o único eternamente.

OBSERVAÇÃO:

JESUS CRISTO, sendo da TRIBO de JUDÁ, (por isso era chamado de JUDEU) do povo de ISRAEL (uma das 12 TRIBOS de ISRAEL), ELE teve que CUMPRIR e ENSINAR a LEI para os JUDEUS (Atos 13.23,24,29) (João 8.3-10) e a NÓS, GENTIOS libertar-nos da ESCRAVIDÃO da lei o qual todos nós estávamos presos e os RUDIMENTOS deste MUNDO (Gl. 4.3-6),(Mt. 5.17-20), (Gal. 5.1 ; 3.13),(Rm. 10.5) e (Ef. 2.11-22).

 Gl. 4.5 – JESUS CRISTO, passou pela LEI para REMIR os que estavam debaixo da LEI
, (Gl. 3.23-29), a fim de recebermos adoção de filho (Ef. 1.5), (Rm. 9.31-33) e (Gl. 5. 1-4).

JESUS CRISTO NOS RESGATOU DA MALDIÇÃO DA LEI: (Gl. 3.10,11).

Jesus deixou bem claro, que não veio destruir a lei ou os profetas: “não vim ab-rogar (significa anular), mas cumprir” (Mt. 5.17,18). Mas por quê? Porque Jesus tinha que cumprir a Lei? O livro de (Isaías 7.14 ; 9.6), apontava para o nascimento do Messias (Jesus) e seu maravilhoso nome, o livro de Miqueias (5.2-4) apontava também para o nascimento do Messias (Jesus), confirmado pelos príncipes dos sacerdotes, e os escribas em (Mt. 2.3-6) em (Zc. 13.7), apontava para Jesus, o que ia acontecer com ele (a palavra “O pastor” estar no singular). Existem outras referências.

Ó espada, ergue-te contra o meu Pastor e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos: fere o Pastor (Jesus), e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.” (Zc 13.7).

Agora sim, entendemos o porquê Jesus falou que não iria anular a lei e os profetas, glória a Deus! Jesus confirma a palavra de Zacarias em (Mt. 26.31). Realmente ele não poderia destruir a lei, e nem os profetas ou poderia? O que você acha, após ter lido essas referências? Então, se Jesus cumpriu, você também terá que cumprir a lei hoje? Por qual motivo? Jesus tinha seus motivos!  Jesus não usa a 1ª pessoa do plural (nós), e sim o sujeito oculto (eu).

Nós não fomos incluídos nesta missão, para cumprir a lei, e nem podemos criar DOUTRINA usando essa especulação que não existe no NT. Só ele, somente ele, Jesus Cristo e mais ninguém poderia cumprir a lei e salvar o povo dos seus pecados, tanto judeu como gentio conforme estar escrito em (Mt. 1.21-23). Portanto não devemos cumprir a lei, lei e lei, porque para nós ela está inválida.

Cumprimos hoje a LEI e MANDAMENTO de Cristo?

Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de cristo”.(Gl 6.2).

Porque o fim da LEI é Cristo para justiça de todo aquele que crê” (Rm 10.4).

E o seu MANDAMENTO e este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento” (I João 3.22,23).

A Bíblia diz em (Gl. 5.4) “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da GRAÇA tendes caído.”. 

“Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus” (Rm. 7.1-5).

Jesus mostra ao judeu aparte oculta da lei que é o AMOR AO PRÓXIMO, e também para que você e eu estivéssemos o direito da SALVAÇÃO ETERNA (Gl. 3.10-14). Ele, Jesus foi o último sacrifício a Deus, feito no Velho Testamento, para cumprir o que foi dito pelo profeta, no Velho Testamento. 

Jesus dar exemplos: Lei (A Mulher adultera, deveria morrer), mas Jesus não disse para não atirarem a pedra, e disse lhes: quem tiver pecado lance a primeira pedra. Outro exemplo: Lei (Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo). Jesus disse lhes: sem motivo nenhum se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo (Mt. 5.20-24) Existem outros que Jesus relata, é só lerem todo o capítulo de (Mt. 5.17-24) sobre o cumprimento da Lei. 

O que é a Graça?

 

GRAÇA =AMOR NÃO MERECIDO! (JOÃO 3.16)

DEUS primeiro AMOU (sentimentos) o ser humano depois ELE DEU (AÇÃO) seu filho…” Observe bem, não foi ao contrário meus queridos irmãos!

Viver pela GRAÇA é (AMOR (sentimentos) + AÇÃO (obra, atitudes) = GRAÇA = (João 3.16).

Portanto, pelos seus frutos os conhecereis(Mt. 7.20) (OBRA = AÇÃO).

Ninguém merecia ser amado e ter vida eterna com DEUS

Meus filhinhos não amemos de PALAVRA, nem de LÍNGUA, mas por OBRA e em VERDADE.” (I S.João 3.18)

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? ”(Tiago 2.14).

Tu crês que Há um só DEUS: fazes bem: também os DEMÔNIOS o creem, e estremecem ”(Tiago 2.19).

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que FAZ a vontade de meu pai, que está nos Céus.” (Mt.7.21) Se você cumpriu a LEI , estará fora!

TEXTO LIDO: Gl. 5.4

 “SEPARADOS ESTAIS DE CRISTO, VÓS OS QUE VOS JUSTIFICAIS PELA LEI; DA GRAÇA TENDES CAÍDO”.

O CONTEXTO É TODAS ESSAS REFERÊNCIAS ABAIXO:

Vamos agora conhecer um livro muito importante para que possamos entender o assunto comentado a baixo:

Livro de Gálatas

Livro de Gálatas: Epístola aos Gentios: Apostolo dos Gentios, judeu e fariseu (Ef. 3.1 ; Fp. 3.5,6)

Província Romana situada no centro Oeste da Ásia menor. Onde hoje estar à TURQUIA.

A Epístola aos Gálatas divide-se em 3 partes:

1)    Autenticidade das mensagens do evangelho e reivindicação e legitimidade do seu trabalho apóstolo.

2)    Admoestação aos que haviam sido enganados com o cumprimento externo da LEI e menosprezados assim a graça de DEUS; e

3)    Exortação a fazer bom uso dessa mesma liberdade a qual deve configurar a vida dos cristãos, conforme a norma do amor: Sendo servo um dos outros (Gl. 5.13) levando as cargas uns dos outros e assim cumprireis a LEI de CRISTO (Gl. 6.2).

– Carta escrita por Paulo as “igrejas” da Galácia para combater um grupo de judaísmo (lei) que impulsionavam os crentes para que se afastassem da verdade do evangelho que é FUNDAMENTADA na LIBERDADE (Gl 5.1). O grupo ensinava os seguintes assuntos:

A) Um não judeu (gentios) só poderia se tornar cristão se obedecessem as LEIS de Moisés especialmente a circuncisão. Paulo atacava essa HERESIA, (lei) esse OUTRO EVANGELHO, (Gl. 1.7,8) ao ponto de pequena discussão e contenda contra eles, anciãos (At. 15.1-33) por causa da lei.

b) Ele defende sua autoridade de apóstolo e ensina que a salvação depende da FÈ e não daquilo que a LEI de MOISÉS manda fazer. (Gl. 1.9-12 ; 2.18-20), contra a lei.

c)Paulo mostra a FÉ de Abraão (Gl. 3.6-16).

d) Paulo termina falando da LIBERDADE que tem aqueles que creem em JESUS CRISTO (Gl. 5.1-4 , 2.3,4 )

Você cumpre a LEI ou a GRAÇA:

Vamos entender um pouco o que PAULO ensinou aos Gálatas referente a LEI:

Gl. 4.1 – HERDEIRO teria que cumprir e ensinar aos JUDEUS (a lei) para ser chamado grande  no REINO dos CÉUS. (Mt. 5.17-20; Mt. 21.38) e nós somos Coerdeiros (Ef. 3.6).

Gl. 4.2 – Estar de BAIXO de TUTORES (indivíduo legalmente encarregado de proteger alguém, (2Reis 10.5), 

style=”font-size: large;”>CURADORES
, (zeladores dos bens e interesses dos que, por si não o possam fazer) até o tempo determinado pelo PAI (Mt. 5.18).

lei

Você vive na Graça ou na lei ?

Fim da lei

Referências:

Hb. 7.18   ab-rogando (anular) a LEI;

Hb. 8.13   Novo Concerto; (logo a lei acabou).

Hb. 10.9 Tira o primeiro para estabelecer o segundo; (logo a lei acabou).

Hb. 12.23 Jesus, o Mediador da Nova Aliança; 

Rm. 7.4     Estais morto para lei

Rm. 10.4   Fim da lei é Cristo;

At 13.39   Justificado em Cristo; e não na lei

At 15.1-12  Jugo pesado;

Lc 16.16   A lei durou até JOÃO;

Gl. 2.19    Paulo estar morto para lei;

Gl. 3.10 Todos aqueles, pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição…

Gl. 3.11   Pela lei ninguém será justificado diante de Deus…;

Gl.3.13   Cristo nos resgatou da maldição da lei…;

Gl. 5.2    Se circuncidar, CRISTO de nada vos aproveitará;  (então para que serve a lei

Gl  5.3  E, de novo, protesto a todo o homem que se deixar circuncidar (lei) que está obrigado a guardar toda a LEI

Gl. 5.4    Separado estar de CRISTO; ( quem pratica a lei)

Gl. 5.18   Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da LEI;

Gl. 6.2     A lei de CRISTO.

Ef. 2.15  Uniões dos gentios com os judeus,  unidos por Deus mediante a cruz de Cristo:  Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças…

 

Participe! Deixe seus comentários e suas dúvidas nas redes sociais  twitter e facebook

Observações

Existem outras referências, basta você estudar mais a Palavra de DEUS e buscar mais conhecimentos. Sei que muitos terão duvidas do que esta lendo ou não vão querer acreditar, porque muitos anos nos ensinaram errado a Palavra de DEUS. A nossa Bússola é a Palavra de DEUS e não o que dizem os homens.

MEU POVO TEM ERRADO PORQUE LHE FALTA CONHECIMENTO”, “CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ” (JOÃO 8.3). Nós queremos apenas ajudar ao povo de DEUS, não carregar uma cruz tão pesada. Precisamos não LER como uma simples revista qualquer, mas sim meditar na Palavra de DEUS, para não sermos enganados e prosseguirmos para VIDA ETERNA que é o nosso objetivo. Você que vai decidir se cumpre a lei ou a graça. Deus deu o livre arbítrio ao homem.

Escritor: Luiz Carlos

 

 

Be Sociable, Share!

a n SEO plugin for wordpress and Wordpress = cash!

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

7 Responses to “Vivemos na GRAÇA ou na LEI ?”

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.